terça-feira, 15 de maio de 2007

No 1º de Maio, em frente ao Copacabana Palace...

Quando, pelas 18/19 horas, já bem depois do anoitecer, se vê um batalhão de miúdos a jogar à bola, com os pais embevecidos, os turistas e restantes passeantes no calçadão embevecidos a olhar para a alegria deles, é difícil imaginar que esta é a mesma cidade onde ocorrem todas as atrocidades que ocorrem – desculpem o desabafo (e o momento lamechas nº1), mas… ontem semi-assisti a um episódio estranho e depois fui ver um filme que também tinha episódios estranhos… bom, esse relato fica para outra altura, porque agora falta concluir o 1º de Maio.
E depois do dia de praia foi o concerto da Daniela Mercury, em frente ao Copacabana Palace, grátis (muito importante) para celebrar o Dia do Trabalhador pela TIM, uma das operadoras de telemóveis nacionais. E foi muito engraçado.
As notícias do dia seguinte dizem que estiveram presentes 100mil pessoas!!! Teve muita piada porque estava toda a gente muito eufórica, eles adoram-na, conhecem as músicas e as coreografias, dançam, fartam-se de dançar e foi até emocionante perceber como a música une tanto as pessoas.
Acho que uma das características desta cidade é ter pessoas tão diversas, de classes sociais tão diferentes e naquela noite havia mesmo gente muito diferente unida pela música (eu sei, momento lamechas nº2), mas… foi importante.
A certa altura houve zaragata lá para perto do palco, então a Daniela (sim, a Daniela! Ela contou tanta coisa de "...quando era garota, crescendo lá em Salvador..."que parece que a conheço há 20 anos, como à JC!) fez um discurso para amainar os ânimos, foi muito democrática e parece que surtiu efeito. Foi importante, porque estou cada vez mais convencida de que aqui, e em muitos outros lugares, quando entra a polícia ao barulho a coisa fica destinada ao insucesso. E eles andavam por lá, aos muitos.
Foi muito engraçado ouvir aquelas músicas todas bem perto do local de origem, a “Rapunzel” (só me lembrava da Budi F e das suas dançarinas num certo e determinado vídeo de há muitos anos atrás), o “Nobre Vagabundo”, isso tudo. O concerto ainda foi abrilhantado pelas convidadas, Beth Carvalho e Margareth Menezes.

Nenhum comentário: