quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Palavras favoritas: commute

Da extensa lista (nunca redigida mas bem clara na minha mente) que tenho de palavras favoritas, commute está num dos lugares cimeiros.
As palavras favoritas entram na minha lista pelas mais variadas razões, que não têm exclusivamente a ver com os significados que estão por detrás das portas que são as suas letras e sílabas. A sua fonia, o estrambólico (outra favorita!) da sua estrutura em relação ao seu significado, ou mesmo apenas as memórias que evocam são outras razões. No entanto, no caso presente, é sobretudo o seu significado que eleva commute a palavra favorita.
Não creio que exista em português uma palavra que englobe de semelhante forma o significado da inglesa commute: a viagem ou caminho que se perfaz, de forma regular, entre a casa e o trabalho e vice-versa.
Tanta da nossa vida e o que nela acontece é passada e tem origem nesta acção, que esta se torna realmente digna de ter uma palavra só sua. Quando penso na forma como comecei a tornar os vários sítios por onde tenho passado um bocadinho mais meus (e, no processo, tornando-me eu um bocadinho mais deles), esta aclimatização está invariavelmente ligada ao caminho entre a casa e o trabalho, e ao seu regresso.
É sobre estes caminhos, e das pessoas e aventuras que neles encontrei, que espero continuar a escrever em breve.

Um comentário:

Mariana Ramos disse...

Vivendo e aprendendo... Não fazia a mínima ideia de que a palavra tinha esta acepção!
Estou ansiosa pelos prometidos posts.
Bon courage! (Como dizem os franceses)